sexta-feira, 19 de março de 2004

Workshop - Interaction

Workshop - ultimo dia
- Silvia Galeto falou com todos os educando no salão principal do hotel sobre as dúvidas surgidas durante o evento referente a multiplicação do projeto.

- A turma do Tô Ligado apresentou o site do patiopaulista e seus tutoriais.

- Assistimos ao filme UMA MENSAGEM PARA VOCÊ - Fomos para a sala de informática e pessoal do Tô Ligado deu uma explanação de como utilizar o site, forum e plog.

- Estamos finalizando nosso projeto referente a utilização de recursos tecnológicos e gêneros.

foto do nosso grupo

- apresentação final.

quinta-feira, 18 de março de 2004

Olha ele - o Tirone


Na parte da manhã a turma se reunião para comentários sobre as atividades até então desenvolvidas.

Exploramos o webcom do site paulista e exploramos para dúvidas futuras.
Exploramos os gêneros, história em quadrinhos. (esse eu adorei vou usar muito mesmo)

O presidente da FDE - Sr. Tirone (vou procurar depois o nome correto dele), veio para conversar conosco e comentou sobre as inovações tecnológicas na área da educação e uma possível alteração para linux (já ouvi sobre isto, mas vou pesquisar muito a respeito).

workhop - INTERACTION

Parte da Manhã

Apresentação das capacitadoras do evento sobre PCTV e dicas para os equipamentos.

Fizeram uma apresentação em power-point sobre uma mensagem reflexiva.

Em seguida tivemos apresentações de todos os grupos sobre as atividdes preparadas no dia anterior:


1a. apresentação - Recurso VÍDEO

O grupo apresentou um clipe com a música 'WHAT A WONDERFUL WORLD" e sugestões para atividades.

2a. apresentação - Recurso VÍDEO

O grupo apresentou um trecho de um filme para que as atividades sejam trabalhadas com vocabulário "VOCABULARY IN VIDEO".

3a. apresentação - Recurso FILMADORA

O grupo filmou a apresentação de uma música encenada e cantada pelo próprio grupo, para que as atividades fossem elaboradas através das palavras que envolvam o Estrangeirismo.

4a. apresentação - Recurso FILMADORA

O grupo elaborou uma apresentação em que os professores enviam comandos "MOVIE A BODY" para que os alunos trabalhassem esta atividade, envolvendo aprendizagem via imagens e oralidade.

5a. apresentação - Recurso WEBCAM

Apresentação em datashow "LEARNIN ENGLISH: IT'SHOW"

Foi escolhido uma música e a atividade consistia em que toda turma iria escolher a sua música e depois apresentá-la como videoke e as fotos das respectivas turmas em webcan.

6a. apresentação - Recurso WEBCAM

O Grupo sugeriu que fosse feita uma atividade com o tema "IDENTIFY" - todos alunos tirariam foto e registrassem em site sua identificação junto com a respectiva foto e colocassem no site.


7a. apresentação - Recurso SCANNER E RETRO PROJETOR

O grupo apresentou uma revista elaborada com fotos através de scanner e apresentado pelo retro projetor.


8a. apresentação - Recurso SCANNER E RETRO PROJETOR

O grupo trabalhou com embalagens e rótulos.


9a. e 10a. apresentações- Recurso DVD

Apresentaram algumas cenas de filmes e exploraram os recursos do DVD em sala de aula.


Parte da Tarde
Foi feita uma leitura e comentários da apostila sobre o trabalho de Recursos tecnológicos em sala de aula, mais especificamente o VÍDEO.


Foram formados grupos e dramatizaram o uso inadequado de recursos tecnológicos em sala de aula.


ACHAMOS DINÂMICAS AS ATIVIDADES NO DIA DE HOJE, OS PROFESSORES RETRATARAM EXATAMENTE O QUE ACONTE NA SALA DE AULA, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS COMO DOS PRÓPRIOS PROFESSORES.

quarta-feira, 17 de março de 2004

Workshop - Interaction


parte da manhã:
Foi realizado mini-workshops em várias salas, com duração de 30 minutos cada:

1a. dinâmica:
Trabalhar o olhar:

- olhar para fotos e filmagens, como enquadrar ângulos, visão panorâmica, geral e close up.

2a. dinâmica:

Utilização dos equipamentos - scanner e retro projetor.

3a. dinâmica:

Utilização dos equipamentos - DVD.

4a. dinâmica:

Utilização dos equipamentos - webcam.

5a. dinâmica:

Utilização dos equipamentos - TV e Vídeo.

Período da tarde:

Grupo reunido para elaborar e apresentar uma atividade para cada tipo de equipamento utilizado: Por exemplo, nosso grupo terá que apresentar uma atividade que envolva o uso de Vídeo.

Optamos por trabalhar uma música:

Abaixo detalhes da atividade escolhida para alunos do Ensino Médio - Língua Inglesa:

Música escolhida:

WHAT A WONDERFUL WORLD

Objetivo

- Trabalhar músicas que abordem temas contextualizados e que levem o aluno a refletir sobre a nossa realidade.

- Comparar fatos, ações, comportamentos e suas consequências.

- Listening, writing, reading and speaking.

Com isto, estamos trabalhando também os pilares da educação: apresender a ser, apresender a conhecer, apresender a fazer e apresender a viver juntos.

Estratégias:

- Os alunos deverão assistir ao clipe sem som e sem legenda, apenas vendo as imagens.

- Explorar a visão das imagens, com levantamento de fatos históricos e atuais.

- Contextualização dos fatos.

- Assistir ao clipe com som e sem legenda.

- Realizar atividades como:
. preenchimento de lacunas e ordenar as frases.

- Retornar o clipe assistindo-o novamente, cantando.

- Reflexão Final com o alunos.


Feita a atividade, apresentaremos no dia seguinte no período da tarde.


Depois do break, os grupos se reuniram e as capacitadoras ensinaram como montar
um blog.
Acabamos de fazer o nosso. ...............

terça-feira, 16 de março de 2004

worksho - Interaction

parte da manhã:

Foi apresentado uma panorâmica dos trabalhos das áreas: Português, Matemática e Língua Inglesa.

Português e Matemática serão atividades para os professores que trabalham com alunos em recuperação e problemas na aprendizagem, das 5a. e 6a. séries.

Línguas Inglesa, para professores do ensino Médio.

Nestes trabalhos teremos como ferramenta o site do http://www.patiopaulista.futuro.usp.br.

Acreditamos que exploraremos este site, uma vez que todos os trabalhos serão armazenados nele, tanto dos professores como alunos. Pela primeira apresentação, gostamos do site, bem "clean" e fácil acesso e algumas dicas que vamos adorar com certeza.

parte da tarde:

Reunião de professores por área, ou seja, Língua Inglesa:

a.) apresentação

Apresentação dos professores na Língua Inglesa, mas houve uma certa polêmica quanto a utilização do inglês direto nestes trabalhos, ou seja, alguns professores disseram estar em "coma" quanto ao uso da língua inglesa e prefiram falar em português mesmo, assim ficou em aberto quem quisesse em inglês e/ou português.

b.) Temas para o projeto

Foi realizada uma dinâmica com clipes de música em inglês.

- Vimos e ouvimos estes clipes com músicas de diversas décadas: 60 - 70 - 80 - 90 e 00.

- Os grupos tinham que descobrir as décadas pertencentes a cada clipe e depois tivemos que relatar de acordo com a década pertencente ao grupo:

# fatos marcantes do mundo,
# fatos marcantes no Brasil,
# Língua Estrangeira Moderna e
# Recurso tecnológico da década.

Foi feita apresentação de cada grupo e o encerramento às 17h30.

segunda-feira, 15 de março de 2004

Workshop - Interaction

ÁGUAS DE LINDÓIA - Hotel Vacance

Fomos convidadas a participar do workshop INTERACTION durante uma semana, aqui em Águas de Lindóia, a convite da diretoria de ensino das Regiões de Suzano e Piraju, sendo que posteriormente teremos que repassar estas oficinas para professores da rede pública da disciplina da Língua Inglesa.

A maioria dos participantes é formada de ATP e Núcleo das DEs do Estado de São Paulo.

Vamos tentar passar aqui, todo o processo destes trabalhos e atividades desenvolvidas durante este período.
Usaremos este mesmo dia do blog para descrever até a data de hoje......(terça-feira).


imagem vista da janela do hotel, da cidade àguas de Lindóia.

Workshop - Interaction

Domingo:

Sílvia Galetta da GIP, fez a abertura do evento.