Workshop - ultimo dia
- Silvia Galeto falou com todos os educando no salão principal do hotel sobre as dúvidas surgidas durante o evento referente a multiplicação do projeto.
- A turma do Tô Ligado apresentou o site do patiopaulista e seus tutoriais.
- Assistimos ao filme UMA MENSAGEM PARA VOCÊ - Fomos para a sala de informática e pessoal do Tô Ligado deu uma explanação de como utilizar o site, forum e plog.
- Estamos finalizando nosso projeto referente a utilização de recursos tecnológicos e gêneros.
foto do nosso grupo
- apresentação final.
sexta-feira, 19 de março de 2004
quinta-feira, 18 de março de 2004
Olha ele - o Tirone
Na parte da manhã a turma se reunião para comentários sobre as atividades até então desenvolvidas.
Exploramos o webcom do site paulista e exploramos para dúvidas futuras.
Exploramos os gêneros, história em quadrinhos. (esse eu adorei vou usar muito mesmo)
O presidente da FDE - Sr. Tirone (vou procurar depois o nome correto dele), veio para conversar conosco e comentou sobre as inovações tecnológicas na área da educação e uma possível alteração para linux (já ouvi sobre isto, mas vou pesquisar muito a respeito).
workhop - INTERACTION
Parte da Manhã
Apresentação das capacitadoras do evento sobre PCTV e dicas para os equipamentos.
Fizeram uma apresentação em power-point sobre uma mensagem reflexiva.
Em seguida tivemos apresentações de todos os grupos sobre as atividdes preparadas no dia anterior:
1a. apresentação - Recurso VÍDEO
O grupo apresentou um clipe com a música 'WHAT A WONDERFUL WORLD" e sugestões para atividades.
2a. apresentação - Recurso VÍDEO
O grupo apresentou um trecho de um filme para que as atividades sejam trabalhadas com vocabulário "VOCABULARY IN VIDEO".
3a. apresentação - Recurso FILMADORA
O grupo filmou a apresentação de uma música encenada e cantada pelo próprio grupo, para que as atividades fossem elaboradas através das palavras que envolvam o Estrangeirismo.
4a. apresentação - Recurso FILMADORA
O grupo elaborou uma apresentação em que os professores enviam comandos "MOVIE A BODY" para que os alunos trabalhassem esta atividade, envolvendo aprendizagem via imagens e oralidade.
5a. apresentação - Recurso WEBCAM
Apresentação em datashow "LEARNIN ENGLISH: IT'SHOW"
Foi escolhido uma música e a atividade consistia em que toda turma iria escolher a sua música e depois apresentá-la como videoke e as fotos das respectivas turmas em webcan.
6a. apresentação - Recurso WEBCAM
O Grupo sugeriu que fosse feita uma atividade com o tema "IDENTIFY" - todos alunos tirariam foto e registrassem em site sua identificação junto com a respectiva foto e colocassem no site.
7a. apresentação - Recurso SCANNER E RETRO PROJETOR
O grupo apresentou uma revista elaborada com fotos através de scanner e apresentado pelo retro projetor.
8a. apresentação - Recurso SCANNER E RETRO PROJETOR
O grupo trabalhou com embalagens e rótulos.
9a. e 10a. apresentações- Recurso DVD
Apresentaram algumas cenas de filmes e exploraram os recursos do DVD em sala de aula.
Parte da Tarde
Foi feita uma leitura e comentários da apostila sobre o trabalho de Recursos tecnológicos em sala de aula, mais especificamente o VÍDEO.
Foram formados grupos e dramatizaram o uso inadequado de recursos tecnológicos em sala de aula.
ACHAMOS DINÂMICAS AS ATIVIDADES NO DIA DE HOJE, OS PROFESSORES RETRATARAM EXATAMENTE O QUE ACONTE NA SALA DE AULA, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS COMO DOS PRÓPRIOS PROFESSORES.
Apresentação das capacitadoras do evento sobre PCTV e dicas para os equipamentos.
Fizeram uma apresentação em power-point sobre uma mensagem reflexiva.
Em seguida tivemos apresentações de todos os grupos sobre as atividdes preparadas no dia anterior:
1a. apresentação - Recurso VÍDEO
O grupo apresentou um clipe com a música 'WHAT A WONDERFUL WORLD" e sugestões para atividades.
2a. apresentação - Recurso VÍDEO
O grupo apresentou um trecho de um filme para que as atividades sejam trabalhadas com vocabulário "VOCABULARY IN VIDEO".
3a. apresentação - Recurso FILMADORA
O grupo filmou a apresentação de uma música encenada e cantada pelo próprio grupo, para que as atividades fossem elaboradas através das palavras que envolvam o Estrangeirismo.
4a. apresentação - Recurso FILMADORA
O grupo elaborou uma apresentação em que os professores enviam comandos "MOVIE A BODY" para que os alunos trabalhassem esta atividade, envolvendo aprendizagem via imagens e oralidade.
5a. apresentação - Recurso WEBCAM
Apresentação em datashow "LEARNIN ENGLISH: IT'SHOW"
Foi escolhido uma música e a atividade consistia em que toda turma iria escolher a sua música e depois apresentá-la como videoke e as fotos das respectivas turmas em webcan.
6a. apresentação - Recurso WEBCAM
O Grupo sugeriu que fosse feita uma atividade com o tema "IDENTIFY" - todos alunos tirariam foto e registrassem em site sua identificação junto com a respectiva foto e colocassem no site.
7a. apresentação - Recurso SCANNER E RETRO PROJETOR
O grupo apresentou uma revista elaborada com fotos através de scanner e apresentado pelo retro projetor.
8a. apresentação - Recurso SCANNER E RETRO PROJETOR
O grupo trabalhou com embalagens e rótulos.
9a. e 10a. apresentações- Recurso DVD
Apresentaram algumas cenas de filmes e exploraram os recursos do DVD em sala de aula.
Parte da Tarde
Foi feita uma leitura e comentários da apostila sobre o trabalho de Recursos tecnológicos em sala de aula, mais especificamente o VÍDEO.
Foram formados grupos e dramatizaram o uso inadequado de recursos tecnológicos em sala de aula.
ACHAMOS DINÂMICAS AS ATIVIDADES NO DIA DE HOJE, OS PROFESSORES RETRATARAM EXATAMENTE O QUE ACONTE NA SALA DE AULA, TANTO POR PARTE DOS ALUNOS COMO DOS PRÓPRIOS PROFESSORES.
quarta-feira, 17 de março de 2004
Workshop - Interaction
parte da manhã:
Foi realizado mini-workshops em várias salas, com duração de 30 minutos cada:
1a. dinâmica:
Trabalhar o olhar:
- olhar para fotos e filmagens, como enquadrar ângulos, visão panorâmica, geral e close up.
2a. dinâmica:
Utilização dos equipamentos - scanner e retro projetor.
3a. dinâmica:
Utilização dos equipamentos - DVD.
4a. dinâmica:
Utilização dos equipamentos - webcam.
5a. dinâmica:
Utilização dos equipamentos - TV e Vídeo.
Período da tarde:
Grupo reunido para elaborar e apresentar uma atividade para cada tipo de equipamento utilizado: Por exemplo, nosso grupo terá que apresentar uma atividade que envolva o uso de Vídeo.
Optamos por trabalhar uma música:
Abaixo detalhes da atividade escolhida para alunos do Ensino Médio - Língua Inglesa:
Música escolhida:
WHAT A WONDERFUL WORLD
Objetivo
- Trabalhar músicas que abordem temas contextualizados e que levem o aluno a refletir sobre a nossa realidade.
- Comparar fatos, ações, comportamentos e suas consequências.
- Listening, writing, reading and speaking.
Com isto, estamos trabalhando também os pilares da educação: apresender a ser, apresender a conhecer, apresender a fazer e apresender a viver juntos.
Estratégias:
- Os alunos deverão assistir ao clipe sem som e sem legenda, apenas vendo as imagens.
- Explorar a visão das imagens, com levantamento de fatos históricos e atuais.
- Contextualização dos fatos.
- Assistir ao clipe com som e sem legenda.
- Realizar atividades como:
. preenchimento de lacunas e ordenar as frases.
- Retornar o clipe assistindo-o novamente, cantando.
- Reflexão Final com o alunos.
Feita a atividade, apresentaremos no dia seguinte no período da tarde.
Depois do break, os grupos se reuniram e as capacitadoras ensinaram como montar
um blog.
Acabamos de fazer o nosso. ...............
terça-feira, 16 de março de 2004
worksho - Interaction
parte da manhã:
Foi apresentado uma panorâmica dos trabalhos das áreas: Português, Matemática e Língua Inglesa.
Português e Matemática serão atividades para os professores que trabalham com alunos em recuperação e problemas na aprendizagem, das 5a. e 6a. séries.
Línguas Inglesa, para professores do ensino Médio.
Nestes trabalhos teremos como ferramenta o site do http://www.patiopaulista.futuro.usp.br.
Acreditamos que exploraremos este site, uma vez que todos os trabalhos serão armazenados nele, tanto dos professores como alunos. Pela primeira apresentação, gostamos do site, bem "clean" e fácil acesso e algumas dicas que vamos adorar com certeza.
parte da tarde:
Reunião de professores por área, ou seja, Língua Inglesa:
a.) apresentação
Apresentação dos professores na Língua Inglesa, mas houve uma certa polêmica quanto a utilização do inglês direto nestes trabalhos, ou seja, alguns professores disseram estar em "coma" quanto ao uso da língua inglesa e prefiram falar em português mesmo, assim ficou em aberto quem quisesse em inglês e/ou português.
b.) Temas para o projeto
Foi realizada uma dinâmica com clipes de música em inglês.
- Vimos e ouvimos estes clipes com músicas de diversas décadas: 60 - 70 - 80 - 90 e 00.
- Os grupos tinham que descobrir as décadas pertencentes a cada clipe e depois tivemos que relatar de acordo com a década pertencente ao grupo:
# fatos marcantes do mundo,
# fatos marcantes no Brasil,
# Língua Estrangeira Moderna e
# Recurso tecnológico da década.
Foi feita apresentação de cada grupo e o encerramento às 17h30.
Foi apresentado uma panorâmica dos trabalhos das áreas: Português, Matemática e Língua Inglesa.
Português e Matemática serão atividades para os professores que trabalham com alunos em recuperação e problemas na aprendizagem, das 5a. e 6a. séries.
Línguas Inglesa, para professores do ensino Médio.
Nestes trabalhos teremos como ferramenta o site do http://www.patiopaulista.futuro.usp.br.
Acreditamos que exploraremos este site, uma vez que todos os trabalhos serão armazenados nele, tanto dos professores como alunos. Pela primeira apresentação, gostamos do site, bem "clean" e fácil acesso e algumas dicas que vamos adorar com certeza.
parte da tarde:
Reunião de professores por área, ou seja, Língua Inglesa:
a.) apresentação
Apresentação dos professores na Língua Inglesa, mas houve uma certa polêmica quanto a utilização do inglês direto nestes trabalhos, ou seja, alguns professores disseram estar em "coma" quanto ao uso da língua inglesa e prefiram falar em português mesmo, assim ficou em aberto quem quisesse em inglês e/ou português.
b.) Temas para o projeto
Foi realizada uma dinâmica com clipes de música em inglês.
- Vimos e ouvimos estes clipes com músicas de diversas décadas: 60 - 70 - 80 - 90 e 00.
- Os grupos tinham que descobrir as décadas pertencentes a cada clipe e depois tivemos que relatar de acordo com a década pertencente ao grupo:
# fatos marcantes do mundo,
# fatos marcantes no Brasil,
# Língua Estrangeira Moderna e
# Recurso tecnológico da década.
Foi feita apresentação de cada grupo e o encerramento às 17h30.
segunda-feira, 15 de março de 2004
Workshop - Interaction
ÁGUAS DE LINDÓIA - Hotel Vacance
Fomos convidadas a participar do workshop INTERACTION durante uma semana, aqui em Águas de Lindóia, a convite da diretoria de ensino das Regiões de Suzano e Piraju, sendo que posteriormente teremos que repassar estas oficinas para professores da rede pública da disciplina da Língua Inglesa.
A maioria dos participantes é formada de ATP e Núcleo das DEs do Estado de São Paulo.
Vamos tentar passar aqui, todo o processo destes trabalhos e atividades desenvolvidas durante este período.
Usaremos este mesmo dia do blog para descrever até a data de hoje......(terça-feira).
imagem vista da janela do hotel, da cidade àguas de Lindóia.
Fomos convidadas a participar do workshop INTERACTION durante uma semana, aqui em Águas de Lindóia, a convite da diretoria de ensino das Regiões de Suzano e Piraju, sendo que posteriormente teremos que repassar estas oficinas para professores da rede pública da disciplina da Língua Inglesa.
A maioria dos participantes é formada de ATP e Núcleo das DEs do Estado de São Paulo.
Vamos tentar passar aqui, todo o processo destes trabalhos e atividades desenvolvidas durante este período.
Usaremos este mesmo dia do blog para descrever até a data de hoje......(terça-feira).
imagem vista da janela do hotel, da cidade àguas de Lindóia.
Assinar:
Postagens (Atom)