segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FUVEST 2010

A Fuvest, responsável pela seleção da USP (Universidade de São Paulo), e a Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), divulgaram a lista de livros para o processo seletivo de 2010. Três novas obras foram incluídas na lista: O CORTIÇO, CAPITÃES DE AREIA E ANTOLOGIA POÉTICA.
Abaixo, relaciono os livros e selecionei os vídeos respectivos ao estudo das obras, que considero bons e estou interagindo com meus alunos no estudo das mesmas. Espero que auxiliem vocês na preparação e estudo.

"O Cortiço", de Aluísio Azevedo;
A obra máxima de Aluísio Azevedo mostra o dia a dia de um cortiço no final do século 19, expondo as duras condições da classe operária e as humilhações impostas aos escravos às vésperas da abolição e da proclamação da República. O romance representa a maturidade de um escritor preocupado em registrar e analisar os males da sociedade brasileira.
http://video.tiscali.it/canali/truveo/2356903609.html
http://eptv.globo.com/EMC/VID,0,1,3686;1,o+cortico+-+aloisio+de+azevedo.aspx

"Capitães da Areia", de Jorge Amado;
Jorge Amado expõe a crueldade do universo adulto em confronto com a realidade de um grupo de meninos pobres, moradores de um trapiche abandonado, em Salvador, na década de 1930. Apesar de escrito sob influência da militância comunista do autor, o livro é atual, pois retrata a condição de muitos meninos de rua que ainda hoje sobrevivem de pequenos delitos e à margem do estrato social.
http://video.tiscali.it/canali/truveo/207986038.html
http://eptv.globo.com/EMC/VID,0,1,3684;1,capitaes+da+areia+-+jorge+amado.aspx

"Antologia Poética (com base na 2ª edição aumentada)", de Vinícius de Moraes;
Organizada pelo próprio Vinicius de Moraes, teve a colaboração de amigos, em especial a do poeta modernista Manuel Bandeira. O volume específico para o vestibular ainda traz análise, resumo e notas explicativas criadas por José Luiz Amzalak, pós-graduado e professor de Literatura e interpretação de textos em pré-vestibulares do interior de São Paulo e Minas Gerais.

http://eptv.globo.com/EMC/VID,0,1,3679;1,antologia+poetica+-+vinicius+de+moraes.aspx

"Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente;
O livro mais famoso de Gil Vicente é a primeira parte da trilogia das barcas --a segunda "Auto da Barca do Purgatório" e a última "Auto da Barca da Glória". O cunho moral das peças é uma alegoria e uma crítica social ao comportamento dos habitantes de Lisboa. Narra a história do julgamento das almas dos personagens --entre eles um abobalhado, uma alcoviteira, um agiota, um sapateiro, um frade e quatro cavaleiros-- que representam as figuras e pecados comuns da sociedade.
http://video.tiscali.it/canali/truveo/557198530.html
http://eptv.globo.com/EMC/VID,0,1,3683;1,auto+da+barca+do+inferno+-+gil+vicente.aspx

"Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida;
Romance precursor do Realismo no Brasil, conta a história do filho de Leonardo-Pataca. Batizado também de Leonardo, é literalmente chutado de casa pelo pai. Criado pelo padrinho barbeiro, sofre desde cedo com sua pouca aptidão aos estudos e ao trabalho, e com suas desventuras amorosas. Na obra, Manuel Antônio de Almeida escancara os desmandos da milícia, a promiscuidade do baixo clero e o jogo de interesses e especulações sociais.
http://video.tiscali.it/canali/truveo/3731770793.html
http://eptv.globo.com/EMC/VID,0,1,3690;1,memorias+de+um+sargento+de+milicias+-+ma.aspx

"Iracema", de José de Alencar;
Escrito por José de Alencar, "Iracema" faz parte da trilogia indianista do autor, ao lado de "O Guarani" e "Ubirajara". De forma quase poética, o romance narra o amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel e dos cabelos mais negros que a asa da graúna. Desse amor, surge uma nova nação. A história se passa no século 17 e apresenta, metaforicamente, as origens do Brasil.
http://video.tiscali.it/canali/truveo/3923792157.html
http://eptv.globo.com/EMC/VID,0,1,3689;1,iracema+-+jose+de+alencar.aspx

"Dom Casmurro", de Machado de Assis;
A alquimia narrativa de Machado de Assis chega às alturas em "Dom Casmurro", considerado por muitos como o maior romance do autor e reconhecido como um dos melhores e mais importantes da literatura brasileira e mundial. Publicado em 1899, o livro descreve uma relação baseada na insegurança e no ciúme de um homem, o advogado Bento Santiago --o Bentinho-- por sua mulher, Capitu.
http://eptv.globo.com/EMC/VID,0,1,3687;1,dom+casmurro+-+machado+de+assis.aspx

"A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós;
Em "A Cidade e as Serras", de Eça de Queiroz, o conflito entre a vida rural e a urbana é retratado através da história de Jacinto, um ardoroso defensor do progresso técnico e da modernização. De Paris para a serra portuguesa, ele faz também uma viagem pessoal de descoberta e mudança.
http://video.tiscali.it/canali/truveo/1475267667.html
http://eptv.globo.com/EMC/VID,0,1,3685;1,a+cidade+e+as+serras+-+eca+de+queiroz.aspx

"Vidas Secas", de Graciliano Ramos;
Lançado originalmente em 1938, é o romance em que o mestre Graciliano Ramos alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro.
http://video.tiscali.it/canali/truveo/2961004092.html
http://eptv.globo.com/EMC/VID,0,1,3692;1,vidas+secas+-+graciliano+ramos.aspx

2 comentários:

Profª Joaninha disse...

OI SOU SUA AMIGA OCULTA

Mônica Lima Falsarella disse...

Olá!

Pra mim será um prazer seguir seu blog! Ingressarei na faculdade de Letras/Inglês em 2010 e sei que vou aprender muito com você. Obrigada por colocar bom conteúdo na net!

meu blog: www.crasesemcrise.blogspot.com

twitter: @monyllima


Boa semana!

Mônica