sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Blogando para Ensinar

Blogs e Educação on-line, palestra da professora Bárbara Dieu na Campus Party


Bárbara Dieu
abriu as palestras do dia apresentando sua experiência com o uso de blogs para o ensino de língua estrangeira. Dieu é professora de língua inglesa e o embasamento para fazer uso da web em suas aulas é óbvio: o inglês é o idioma mais utilizado na internet. Ela esclareceu que o uso dos blogs como parte do aprendizado de sala de aula ficou mais fácil com o advento do que se denomina “web 2.0″, que nada mais é do que a web sendo usada de modo mais dinâmico e interativo. Com o surgimento de serviços como o blogger, que facilita a criação e o uso de blogs por uma ampla camada da população, existe a possibilidade de fazer com que os alunos passem a interagir e produzir conteúdo.

Segundo Dieu, o plano educacional é bem travado, tradicional e fechado, mas aos poucos ele pode ir se alterando. Está ficando cada vez mais claro que o contato com outras pessoas e a busca individual por conhecimento tem como reflexo uma formação mais sólida e duradoura. Dieu acredita que o blog não é mais apenas um diário pessoal, mas sim uma identidade e uma presença online. Com o uso dos blogs, é possível mostrar ao aluno a evolução do seu aprendizado e seu uso prático, fazendo com que ele tenha vivência do idioma estudado em situações cotidianas. Ela citou o caso de um fotógrafo amador holandês que teve suas fotos escolhidas para ilustrar um projeto dos alunos. Ao querer saber mais sobre ele, os alunos foram encaminhados a conversar diretamente com fotógrafo, em inglês; isso fez com que eles pudessem entender a real utilidade do aprendizado do idioma em uma situação real, que trouxe algum benefício a eles: o privilégio do conhecimento.




Confira o endereço online da professora Bárbara Dieu com artigos e materiais sobre Educação online.

fonte pesquisa: Pensamenteando
post - http://jacquelinelafloufa.wordpress.com/2008/02/14/campus-party-dia-3-e-marco-para-blogs-que-passam-a-ser-devidamente-respeitados/

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Gostaria que fosse feita referência ao post em si, de onde foi retirada a mensagen desse post. =)
Obrigada

(link:http://jacquelinelafloufa.wordpress.com/2008/02/14/campus-party-dia-3-e-marco-para-blogs-que-passam-a-ser-devidamente-respeitados/)

Plenário Virtual disse...

Olá Veneza,
Parabéns pelo ambiente e pelo conteúdo. Está 10!
Estou indicando em meus favoritos.

João Santucci
http://saladeaula.terapad.com