domingo, 24 de fevereiro de 2008

Uma vergonha!

Tudo bem que não mais acreditamos nas palavras do governo quando se refere a Educação de nosso país, mas dizer que os professores receberão bônus no valor de até $ 6.500,00 quando na verdade, se fizermos uma pesquisa, quem recebeu? Nunca teremos certeza, deve ser um caso aqui outro acolá. Mas sabemos que a maioria não passou da média entre $200,00 e no máximo $500,00 e temos que ficar calados e não ter para quem reclamar, afinal somos apenas um número na secretária da educação.

Deveríamos arrumar um jeito de deixar bem claro quanto as nossas funções e dedicação ao magistério, pois não nos avaliam adequadamente como dizem e o nosso plano de carreira então! Para depois argumentarem que pensam nos professores e oferecem recompensas por isto. É muito complicado para muitos professores trabalharem motivados, sabendo que a maioria não está "nem aí" com seus alunos e tão pouco preocupados com o pedagógico, mas acabam merecendo o tal bônus. Não que isso vá abrandar nossa vida e determinar nosso trabalho, temos nossas responsabilidades e comprometimento com aquilo que nos propusermos a fazer, mas o questionável é como avaliam e qual a resposta que poderão dar para tal critério. Assisuidade? Muitos faltaram em demasia e receberam. Projetos? Muitos participam, criam e se dedicam em tempo integral aos seus e nada também.

Para o próximo ano, parece que o bônus será em paralelo aos resultados do SARESP e similares. Será isto certo, um professor responder por uma escola inteira?

A escola pública estará cada vez mais desacreditada se os seus responsáveis não fizerem alguma coisa para que possamos acreditar neles.

E você da escola pública, o que acha a respeito, já parou para refletir? Trabalhar um ano inteiro e ouvir que somos beneficiados com um bônus que não existe?

Um comentário:

Sindy disse...

Veneza,
já pensei muito sobre este assunto.
Não temos este tipo de premiação no Rio Grande do Sul, mas penso nos prós e contras.

O que mais me preocupa são os critérios utilizados, que nem sempre são claros e muitas vezes subjetivos! Como EU posso impedir a evasão de um aluno, por exemplo?

Penso que a premiação possa estimular alguns professores, mas como vc bem disse "é muito complicado para muitos professores trabalharem motivados, sabendo que a maioria não está "nem aí" com seus alunos e tão pouco preocupados com o pedagógico, mas acabam merecendo o tal bônus."

Se existisse transparência no processo e justiça na seleção, não seria tão ruim!!!

Grande abraço
Sintian