quinta-feira, 27 de março de 2008

Olimpíada de Língua Portuguesa-Escrevendo o Futuro


Após inscrição, recebi os materiais referente a Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, que dá oportunidade para os alunos das escolas públicas de todo o país descobrirem o poder que as palavras têm. Gostei dos livros de atividades, assim que eu verifique melhor seu conteúdo, postarei aqui minha opinião e como trabalhar esse material.

Realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o concurso tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vem estimular o desenvolvimento de competências de escrita a partir de uma premiação, fornecendo subsídios e material de apoio pedagógico (kit de criação de textos) para que os professores realizem oficinas de leitura e escrita com seus alunos. A idéia é que todos os alunos envolvidos se beneficiem, sendo ou não selecionados para concorrer.

Dessa forma, o projeto contribui para que escolas e professores revejam os métodos convencionais de ensino de escrita e passem a empregar métodos que mobilizem seus alunos para a produção e aperfeiçoamento de textos. Além disso, identifica, valoriza e divulga textos que mostrem a competência dos alunos da escola pública no uso da Língua Portuguesa.

Confira o cronograma anual - como participar e como funciona.

Comunidade virtual do projeto: Escrevendo o futuro.

Nenhum comentário: